No dia 2 de novembro, a Igreja celebra a comemoração dos fiéis defuntos. E, neste dia, faremos a inauguração das reformas realizadas na capela de nosso cemitério paroquial. A data nos oferece a oportunidade de reviver nossa história. Vejamos o que consta em nossa documentação paroquial:
“A morte que nunca cessa de cumprir a divina sentença sobre os filhos do primeiro homem pecador, aparecia inexorável também nesta colônia, e as famílias do atingido ficavam duplamente amarguradas: por ver retiradas do seu lado as pessoas queridas, e por ter que levar o cadáver para o cemitério da cidade. Ficavam privadas do doce conforto de visitar com facilidade os túmulos, de guardar os ossos, e de um dia poder dormir junto a eles o último sono.”
Portanto, surgiu na colônia o projeto de fazer um cemitério próprio e, em 1886, foi executado. A família Smanioto doou o terreno, os colonos o prepararam e o Pe. Cybeo o benzeu no mês de junho.
Infelizmente, o lugar sagrado logo devia ser ocupado por quem menos se pensava, isto é, pela vítima de um grave acidente: foi um certo Giuseppe Boscardin, filho de Luigi, de 22 anos, que, enquanto trabalhava no moinho do seu pai, ficou preso numa roda que o triturou.
O cemitério não possuía metade da área atual e estava fechado com tábuas, chamadas ripas.
Os padres convenceram os colonos da necessidade de tornar a casa dos falecidos mais ampla e decente. E o povo correspondeu, como sempre, para esta bela obra. No dia 1 de novembro de 1897, teve a satisfação de assistir à bênção do cemitério renovado e cercado de muro.
A obra foi avaliada em dez contos de réis e na tarefa se desempenhou louvavelmente a comissão composta pelos senhores: Francesco Zardo, Francesco Boscardin, Domenico Bonato, Camilo Peruzzi, Antônio Paulin e Marco Mocellin.
A história recente é mais conhecida, mas lembro que toda segunda-feira é celebrada uma missa às 16 horas frente à capela do cemitério.
A cobertura e a estrutura de apoio para esta celebração estavam muito deterioradas e foi necessário reformá-las. E, com a ajuda da comunidade, isso foi possível, e estaremos inaugurando as reformas sexta- feira, 2 de novembro.
SERVIÇO - MISSAS DE FINADOS
Missas no Cemitério às 8h, 10h30 e 16h
Missa na Matriz às 19h, com Bênção do Santíssimo