Pe. Claudio Ambrozio, CS
Em sua carta encíclica Laudato Si, o papa Francisco nos exorta a uma séria reflexão sobre a importância de cuidarmos da natureza, nossa casa comum.
O número 76 assim se expressa:
"Na tradição judaico-cristã, dizer "criação" é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto de amor de Deus, em que cada criatura tem um valor e um significado, um dom que vem das mãos abertas do Pai de todos, como uma realidade iluminada pelo amor que nos chama a uma comunhão universal."
E mais adiante, ele acrescenta: "O solo, a água, as montanhas, tudo é carícia de Deus” (n. 84).
Isso nos faz pensar na responsabilidade que temos na tarefa de cuidar de nossa casa comum, especialmente aqui em nosso bairro de Santa Felicidade.
Isso nos levou a estabelecer um diálogo muito enriquecedor não só com os membros de nossa comunidade eclesial, mas também com a sociedade civil, e chegamos a constituir um grupo que se reúne periodicamente com a finalidade de fazer de Santa Felicidade um bairro conhecido por seu amor à natureza.
Como primeiro passo, planejamos estabelecer caminhos para despoluir os numerosos rios, riachos e córregos que cruzam nossa "colônia". Estive recentemente na Suíça, e me comentaram que neste país as pessoas podem beber água de qualquer rio que percorre a nação, porque toda a água é potável.
Estamos convidando as escolas para que as crianças assumam o protagonismo na realização deste ideal, e a resposta está sendo animadora.
Ao mesmo tempo, iremos pensando também na vegetação, no reaproveitamento de resíduos, no cuidado com o lixo.
Durante o mês de novembro teremos o tríduo e a festa de nossa padroeira, Santa Felicidade, e é nossa intenção colocar o cuidado pela natureza - nossa casa comum - (carícia de Deus, nas palavras do Papa), como tema central das celebrações.
Começaremos o tríduo na quinta-feira, dia 23, e concluiremos no domingo, dia 26, e contamos com a colaboração de todos para que possamos experimentar como é maravilhoso "Viver em Santa Felicidade", e cuidarmos da nossa casa comum, que é "carícia de Deus".
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SANTA FELICIDADE
Tríduo Preparatório
23/11, quinta-feira - 19h:
Santa Felicidade e a natureza
24/11, sexta-feira - 19h:
Santa Felicidade e as águas
25/11, sábado - 18h:
Santa Felicidade e as árvores
26/11, domingo
9h30: saída da procissão da Igreja Matriz ao Bosque São Cristóvão, onde será celebrada a Missa Solene
(não será celebrada missa às 11h na Matriz)
Em seguida, Almoço Italiano Comemorativo | ingressos na Secretaria Paroquial - R$20,00 por pessoa (antecipado)